Faculdade Gratuita pela internet ou presencial | Acquanauta Curitiba
TecnoCientista - Curiosidades da vida e notícias interessantes

Terapia genética evita cegueira em galinhas


24/05/2006
Estadão - Cientistas americanos deram o sentido da visão a embriões de galinhas que, de outra forma, teriam nascido cegas, usando um sistema de transferência genética que poderia ser usado para curar uma modalidade de cegueira infantil. Em artigo publicado no periódico Public Library of Science Medicine, os pesquisadores da Universidade da Flórida dizem ter criado um vírus que invadiu as células fotorreceptoras do embrião e transferiu uma cópia saudável do gene GC1.

O vírus foi injetado no sistema nervoso em desenvolvimento do embrião por meio de uma pequena fissura na casca do ovo. A casca foi selada e o vo, chocado, dando origem a uma galinha viva e capaz de enxergar. Sem a intervenção, um defeito genético teria impedido a ave de produzir uma enzima essencial para a visão. De acordo com os cientistas, trata-se de um transtorno similar a um que atinge seres humanos, chamado de amaurose congênita de Leber tipo 1.

"Pudemos restabelecer a função nas células da retina de um modelo animal (e curar) uma doença que é numa das causas mais comuns da cegueira infantil hereditária", disse Sue Semple-Rowland, professora de neurologia da Universidade da Flórida. "A capacidade de visão do animal superou todas as nossas expectativas", declarou.

Ainda é preciso buscar soluções para que o tratamento funcione no longo prazo porque, ainda que se restabeleça o sentido da visão, a degeneração das células persiste. "Fizemos coisas assombrosas no modelo animal, mas não podemos seguir com pressa", disse a cientista



O TecnoCientista agora se chama

HypeScience.com

E está com novos e fantásticos recursos, além de um
layout feito para melhorar a sua vida.



Receba as notícias por email



Passagens Aéreas Muito Baratas
alcur@bol.com.br